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DEFINIÇÃO - Basquetebol – significa bola na cesta (basket = cesta + ball = bola).
O objetivo do basquete é fazer cesta para marcar pontos.
O professor prendeu dois cestos de pêssego no alto de uma parede e as equipes tinham que encestar a bola.
O Brasil já foi campeão
mundial tanto no masculino (1959 e 1963) quanto no feminino (1994). Além disso,
temos duas medalhas olímpicas no feminino: prata em Atlanta (1996) e bronze em Sydney
(2000) e três medalhas no masculino: bronze em Londres (1948), Roma (1960) e
Tóquio (1964).
Fotos de alguns atletas brasileiros históricos para nosso basquete.
Equipe campeã mundial em 1994 na Austrália
“Magic“ Paula e Hortência (campeãs mundiais em 1994 e medalha de prata olímpica em Atlanta 1996)
A QUADRA DE BASQUETE
A quadra de basquete possui 28 metros de
comprimento (de uma linha de fundo a outra) por 15 metros de largura (de uma
lateral a outra).
A
quadra possui duas linhas de 3 pontos (a 6,75m, medido desde o ponto no piso, abaixo
do centro da cesta dos oponentes, até a borda externa do arco).
A
altura do aro (cesta) é de 3,05 metros. Alinha de lance livre fica a 5,80m da
linha de fundo e a 4,60m do aro.
Existe
áreas de semicírculo (1,25m), que servem para demarcar uma área específica para
a interpretação da carga/bloqueio, embaixo da cesta.
REGRAS BÁSICAS DO BASQUETE
Início
de jogo - A partida se inicia com uma disputa de bola ao alto,
com 1 jogador de cada equipe, no centro da quadra;
Equipes
-
existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas,
totalizando 12 jogadores;
Como
jogar a bola – é jogada com as mãos. Pode ser dado 1
passo sem driblar a bola ou 2 passos sem driblar, quando for fazer uma cesta. Não
é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo; (driblar = bater a bola no
chão)
Duração
da partida - A partida de basquete possui 4 quartos de 10
minutos. Com intervalos de 2 minutos entre o 1º e 2º quarto (1ª metade) e 3º e
4º quarto (2ª metade). E um intervalo de 15 minutos entre o 2º e 3º
quarto;
Se houver empate, haverá uma prorrogação de 5 minutos, para que tenhamos um vencedor. Se persistir o empate, teremos a 2ª prorrogação de 5 minutos, e assim sucessivamente até que uma equipe vença.
Ø Valores das cestas - Existem 3 tipos de valores para as cestas no basquete. Vejamos:
1 ponto - para cada
lance livre convertido;
2 pontos - quando uma cesta da área de campo de 2 pontos é convertida (da linha de 3 pontos (6,75m) até próximo da linha de fundo);
3 pontos - quando uma cesta da área de campo de 3 pontos é convertida (que começa atrás da linha de
3 pontos, a 6,75m do aro).
A linha de 3 pontos não é parte da área da cesta de 3 pontos. Se o jogador arremessar e pisar na linha ¨dos 3¨, a cesta só valerá 2 pontos.
Ø Regra
dos 5 segundos: um jogador que está sendo marcado não
pode ter a bola em sua posse sem driblar por mais de 5 segundos.
Ø Regra
dos 3 segundos: um jogador não pode permanecer mais de 3
segundos dentro da área restritiva (garrafão), sem a posse de bola, enquanto
sua equipe está na posse da bola;
Ø Regra
dos 8 segundos: se uma equipe está com a bola na sua
zona de defesa, terá 8 segundos, para fazer com que a bola chegue à zona de
ataque (ou seja, deve passar do meio da quadra). Se não fizer, a equipe perderá
a posse de bola;
Ø Bola
retornada do ataque para a defesa: quando a equipe passar para
a quadra de ataque com a posse de bola, não poderá voltar para a quadra de
defesa com a posse de bola. Se isso acontecer, a posse de bola passa para a
outra equipe.
Ø Regra
dos 24 segundos: uma equipe com posse de bola, deve
tentar um arremesso para a cesta dentro dos 24 segundos. Se não, perderá a posse
de bola;
Ø Falta
pessoal: é a falta cometida por cada jogador. Quem cometer 5
faltas será excluído do jogo (ou seja, o limite é de 4 faltas pessoais em toda
a partida);
Ø Limite
de faltas coletivas/de equipe: cada equipe pode fazer
até 4 faltas em cada quarto. Da 5ª (quinta) falta em diante, serão concedidos
lances livre aos adversários;
Ø Falta
antidesportiva: falta pessoal que, no entender do
árbitro, foi cometida com contato excessivo, desnecessário ou sem nenhuma tentativa
legítima de jogar dentro do espírito e regras do jogo. Quem fizer 2 faltas
antidesportivas será excluído da partida. A equipe que sofrer esse tipo de
falta, terá direito a lances livres e mais a posse de bola;
Ø Falta
técnica: falta cometida por um jogador ou técnico sem
envolver contato pessoal com o adversário, geralmente por contestação grosseira
das decisões do árbitro. Quem fizer 2 faltas, será excluído da partida. Aos adversários,
é dado 1 lance livre e a posse de bola segue com a equipe que tinha a posse
antes da falta;
Ø Falta
desqualificante – é uma falta com extrema violência,
passível de expulsão da partida, onde o infrator deverá se dirigir ao vestiário.
A equipe contrária ao infrator terá direito a 2 lances livre e mais a posse de bola.
POSIÇÕES DOS JOGADORES NO
BASQUETE
Armador: O jogador que atua na posição 1 é o responsável por organizar as jogadas de ataque.Geralmente é o mais baixo da equipe.
Ala/armador: jogador da posição 2, auxilia o armador na organização das jogadas ofensivas.
Ala: joga na posição 3, pelos lados da
quadra e mescla as funções de ala e armador.
Ala/pivô: geralmente é o ala de força, joga
na posição 4 mais próximo a cesta, mas possui mais mobilidade que o pivô.
Pivô: é o que joga na posição 5, joga
mais próximo a cesta e geralmente é o mais alto da equipe.
No basquete moderno observamos grande mobilidade e variedade em todas as posições.
FEDERAÇÕES DO BASQUETE E
ALGUMAS COMPETIÇÕES!
Vejamos os fundamentos do
basquete: passe, recepção, drible, finta, arremesso, rebote, assistência, enterrada
e toco.
PASSE-
tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor
posição. Exemplos: passe quicado/picado (em direção ao solo), passe por cima da
cabeça, passe de peito (empurrando a bola na frente do corpo), passe com uma
das mãos, etc.
RECEPÇÃO (empunhadura):
é o ato de receber a bola (alto, baixo).
DRIBLE: é quicar/bater a bola no chão. Exemplos: Drible alto em progressão (geralmente em contra ataques), drible baixo de proteção(quando há um marcador próximo).
FINTA: é o ato de enganar ou desequilibrar o adversário, realizando uma ação de deslocamento com ou sem a posse de bola.
ARREMESSO: ato de jogar a bola em direção ao aro(cesta). Exemplos: arremesso com jump (pulo), arremesso parado, arremesso de bandeja (usando a tabela).
REBOTE: É a recuperação da bola, após um arremesso não convertido. São dois tipos de rebotes:
Ø Rebote
defensivo – recuperação da bola, após um arremesso
não convertido da equipe adversária
Ø Rebote
ofensivo – recuperação da bola, após um arremesso
não convertido pela própria equipe.
ASSISTÊNCIA:
É um passe certeiro para o companheiro (finalizada com a cesta).
ENTERRADA:
É um movimento que conjuga o salto e a colocação com firmeza da bola
diretamente na cesta.
TOCO:
É um bloqueio brusco ao movimento da bola que foi ou está sendo arremessada a
cesta por um adversário.
Ótimo conteúdo. Obrigada
ResponderExcluirexcelente
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